O Projeto Gestar está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro para o curso de orientação de gestantes. Há vagas para aulas na sede do CEAC e no Projeto Colmeia.
O curso é gratuito, com duração de oito semanas. Os encontros são semanais, com duas horas de duração cada, ministrados por voluntários de diversas áreas profissionais e que abordam cuidados maternos e infantis, orientação pré-natal e pós-parto.
Além de orientar as gestantes, o objetivo do curso é realizar o acolhimento às participantes, permitindo a elas compreender melhor a gestação e suas mudanças, incentivar o vínculo materno afetivo, bem como acompanhar o desenvolvimento do bebê.
Durante o curso também são abordados temas como planejamento familiar, controle de doenças, cuidados com o bebê (como banho e amamentação), atenção à saúde e prevenção de complicações, como aborto, violência doméstica e abandono.
Ao final das oito semanas de aulas, a gestante participante recebe um kit de enxoval básico e uma banheira.
As inscrições para o Gestar podem ser realizadas na sede do projeto, localizado no CEAC, à rua Sete de Setembro, 8-30, sempre às terças-feiras, das 14h às 17h, e no Projeto Colmeia, que fica na Baltazar Batista, 3-74, Vila São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para realizar a inscrição, que é gratuita, a mãe deve estar com mais de 12 semanas de gestação e estar inscrita obrigatoriamente no pré-natal público ou particular, comparecer com seus documentos e carteira de gestante.
Nos dias do curso, o acompanhante somente é permitido em caso de gestante menor de idade ou se houver indicação médica.
246 mulheres já foram assistidas em 2022
De janeiro a agosto deste ano, o Projeto Gestar já atendeu 246 gestantes, a partir de cursos realizados na sede do CEAC, no Jardim Ferraz, Núcleo Nova Esperança e nos Projetos Crescer, Seara de Luz, Colmeia e Girassol.
Do total de atendimentos, 90 foram realizados de maneira emergencial, isto é, para gestantes que não participaram dos cursos, mas se encontravam em situação de vulnerabilidade social, deram à luz e necessitavam de enxovais para seus bebês.
No momento, há quatro cursos em andamento com previsão de término ao final de setembro, realizados no Projeto Crescer, Jardim Ferraz, Seara de Luz e Projeto Girassol.
“Até o final do ano, pretendemos fazer novos cursos nos núcleos, com término em dezembro. Nosso grupo
de mais de 40 voluntários tem trabalhado de forma incansável para aumentar a rede de apoio a essas futuras mães para cumprir a missão de acolhimento e orientação do Gestar”, afirma Marisa Terezinha Bertozo Silva, coordenadora do projeto.
Em junho, monitoras trabalhadoras do Gestar participaram de cursos de atualização, com visita à Maternidade Santa Isabel, como forma de reciclar seus conhecimentos sobre saúde durante a gestação e pós-parto.